2.Segunda saída de Estudos: Campinas - Fazendas (03/06)

2º Saída - Fazenda Tozan e Fazenda Roseira

Chegamos á escola uns 20 minutos antes da hora de sair ao Estudo do Meio. Nesse tempo, alguns alunos levaram água para o ônibus que seria a água que beberíamos durante todo o estudo.
 Quando estava quase tudo pronto, formamos uma fila para entrar no ônibus e guardar nossas malas. Neste dia, era fundamental estar com a carteira de  identidade  para embarcar. Depois  de embarcarmos,  os professores deram avisos para onde iríamos e outras orientações.
Dentro do ônibus todos estávamos ansiosos, mas  a alegria corria solta: muitas risadas, histórias, piadas, músicas e uma baita comilança.
Quando chegamos á fazenda, fomos a frente da lojinha da fazenda e lá tomamos um cafezinho. Nesta mesma hora, passamos repelente  porque na fazenda tinha carrapato estrela, que é um carrapato preto que gruda em você e começa a crescer. Nessa segunda saída, tivemos de usar meia branca ate a canela para podermos ver o carrapato. Em seguida, um senhor que trabalhava na fazenda nos ensinou como funcionava la dentro, as coisas que tinham lá, os tipos de trabalhos como por exemplo colheita do café a mão, os caminhos que o café faz, etc. Este mesmo senhor, nos ensinou como fazer a abanação do café e até usou alguns de nós para aprendermos. Depois de sairmos da fazenda, fomos almoçar no “ Lenha No Fogão ‘’ que era um restaurante Self Service. Lá, muitas pessoas sentaram em grupos nas mesas e depois de almoçarmos, alguns alunos compraram sorvete e um dos,  deixou cair todo o sorvete no chão.                                                 
 Em seguida , entramos na fazenda e lá dentro, vimos os lugares que o café passava para depois virar o pó, onde eram plantados, pessoas que moravam na antiga fazenda que começaram a planta-los, seus grãos, sua história, máquinas que usavam para fazer o plantio do café, sua colheita.
Ainda neste dia, fomos para a Fazenda da Roseira. Lá, fomos recebidos por monitores que nos contaram a história dela e lá fomos para lugares diferentes da fazenda, saber um pouco mais sobre ela. Em seguida, tocamos alguns instrumentos como tambores, bombos e ainda dançamos com os monitores uma dança chamada “ Jongo’’. Depois de dançarmos, tomamos um lanche em roda e em seguida aprendemos um jogo que é muito conhecido pela comunidade que habita a fazenda chamado “Mancala’’. Depois de um longo dia, voltamos para a escola.

João Lucas
Danilo Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário