1.As estações de trem - Anhumas e Tanquinho

Estação Anhumas é uma estação de trem no município de Campinas, mantida pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, ponto inicial de uma linha turística com locomotivas a vapor que vai até Jaguariúna. A estação possui esse nome em função da proximidade do Ribeirão Anhumas, que por sua vez recebeu esse nome por ser sido no passado o pouso invernal das anhumas, uma espécie de ave pantaneira.
A estação existente hoje substituiu outra, construída em 1872 e usada até 1926, quando a linha férrea foi retificada. A data da demolição é desconhecida; entretanto, o lugar onde ficava a estação original pode ser visto, a aproximadamente 200m a oeste da atual. A estação já havia sido fechada quando houve o fim do tráfego na linha, em 1977. Depois de alguns anos de abandono, a ABPF assumiu o prédio em 1981, tornando-o sua sede e o centro de operação da linha turística, frequentemente usada em filmagens de época que mostrem as marias-fumaça.
Estação Tanquinho é uma estação de trem no município de Campinas, mantida pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, como parte da Viação Férrea Campinas-Jaguariúna, uma linha turística com locomotivas a vapor.
A estação de Tanquinho substituiu uma estação homônima, construída em 1880 , quando da mudança do traçado da linha-tronco da Mogiana. Sua utilidade estava no embarque de café e gado das fazendas da região e na lavagem dos vagões que carregavam o gado. Em 1973, a estação foi desativada. A partir de 1981, a ABPF reativou a estação, utilizando-a como parada.

2 comentários:

  1. Vocês esqueceram de citar a fonte de onde copiaram esse texto. Por favor, coloque aqui.

    Porém, a orientação foi para produzir um texto próprio. Vocês recolheram muitas informações sobre essas duas estações. Vejam os seus Cadernos de Campo, relembrem os momentos dessa primeira saída e, com os dados pesquisados, façam um texto bem bacana sobre essas estações.

    ResponderExcluir